A Inteligência Artificial aplicada a identificação de documentos falsos
13/12/2020

A Inteligência Artificial aplicada a identificação de documentos falsos

Você já teve que tirar uma foto sua segurando um documento seu como o RG ou a CNH para algum aplicativo ou site? Essa solicitação é feita para que o usuário ou cliente valide que aquele documento é mesmo dele. Mas você sabe como isso pode ser feito de forma automática?

Com a tecnologia de Deep Learning, a Inteligência Artificial (IA) é treinada para reconhecer, analisar e fazer leitura das informações contidas no documento apresentado, autenticando o mesmo.

Com esse sistema, além da leitura dos dados dos documentos, é possível identificar fraudes como nos casos de duplicidade ou documentos adulterados, além de ser capaz de extrair as informações dos documentos e transformá-las em dados estruturados através da tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR).

Com o uso dessa tecnologia é possível automatizar, por exemplo, a elaboração de contratos, através da leitura dos dados dos interessados a IA preenche as lacunas com os dados corretos, evitando as idas e vindas de contratos com erros de digitação. 

A empresa de inovação e tecnologia, Programmer’s, desenvolveu o CheckBot, um programa para ser integrado com a Interface de Programação Aplicada (API) de solução para o mercado financeiro, validando as transações e automatizando os processos de entrada de novos clientes.

Utilizando a Inteligência Artificial é possível também automatizar os serviços de leitura, análise e reconhecimento de imagens, por exemplo, realizando o reconhecimento facial entre a foto do documento físico, como RG ou CNH e a pessoa que está utilizando o serviço.

Este tipo de tecnologia, quando aplicada ao dia-a-dia das empresas, traz maior segurança e agiliza os processos de abertura de conta pelo smartphone.

“As grandes preocupações atuais com o envio de informações e documentos pelos celulares são o tempo gasto e a segurança. Com o devido tratamento de imagem, conseguimos fazer com que todo o processo que envolve validação, extração das informações e ainda verificação de autenticidade se concretize em poucos segundos. O processo é feito de forma criptografada, portanto nenhum dado ou documento fica armazenado no dispositivo ou nos nossos servidores, para garantir a segurança da informação”, ressaltou André Zanca, Diretor de Operações da Programmer’s.

Você sabia que a Lei da Autenticação de Documentos está em vigor desde 2018?

Em outubro de 2018 entrou em vigor a Lei da Autenticação de Documentos ou Lei da Desburocratização (Lei 13.726/18), com ela os processos que envolviam o reconhecimento de firma e autenticação de documentos que antes eram de realizadas apenas por cartórios, transfere ao servidor público o direito de garantir que o documento recebido é fiel ao original, assim a autenticação de documentos em órgãos públicos é desburocratizada, tornando o serviço mais ágil.  

Com o avanço da tecnologia de Deep Learning para a segurança, autenticação e identificação de fraudes em documentos, cada vez mais os trabalhos que envolvem processos trabalhosos e burocráticos agora podem ser agilizados e trazer ganhos em produção e até mesmo econômicos.

E você já pensou em usar essa tecnologia em sua empresa? Na elaboração de um contrato, no preenchimento de formulários envolvendo documentação de pessoas físicas ou jurídicas? Vamos tirar sua ideia do papel!