A Inteligência Artificial no cinema e como ela pode ser aplicada
25/01/2021

A Inteligência Artificial no cinema e como ela pode ser aplicada

Há muito tempo nós tentamos prever o que seria a Inteligência Artificial (IA) tanto em livros quanto em filmes. Podemos dizer isso do filme Blade Runner de 1982, uma adaptação do conto de Philip K. Dick de 1968, em que previa uma série de tecnologias presentes no ano de 2019.

Algumas das tecnologias apresentadas pelo filme hoje já são populares no mundo real como, por exemplo, a chamada de vídeo a qual está presente até mesmo nos smartphones, diferente do que era apresentado no filme, onde eles usavam uma espécie de cabine telefônica.

Assim como em Blade Runner, as casas atualmente estão ficando inteligentes com a implantação de assistentes virtuais e tecnologia IoT (Internet das Coisas) capaz de integrar desde o interruptor para o acendimento de uma luz até o sistema de segurança da casa. Se necessário, conseguimos ainda solicitar para a assistente efetuar uma compra, como é o caso da função presente no assistente Alexa da empresa Amazon.

Para citar alguns outros filmes que trazem a temática da tecnologia e da Inteligência Artificial temos: O Homem Bicentenário; Matrix; Eu, Robô, Her; A.I.; Ex-Machina; O Exterminador do Futuro e muitos outros.

A maioria destes filmes apresenta a máquina como algo capaz de pensar e aprender o que hoje em dia é uma verdade uma vez que a tecnologia de IA tem uma enorme capacidade de aprendizado e de processar dados, como pudemos ver em nossa matéria anterior aqui no blog: Curiosidades sobre Inteligência Artificial.

Ainda estamos evoluindo no processo de termos robôs com aspectos humanoides, mas para se ter uma ideia já temos um filme sendo produzido desde 2019 com a escalação de uma robô, a Érica, para o papel principal. Com a Inteligência Artificial e a tecnologia de Machine Learning, ela está sendo treinada para simular emoções da forma mais natural possível. A robô é capaz de monitorar todo o ambiente a todo momento e saber exatamente quando deve estabelecer uma conversa, ou seja, a deixa para a sua fala. O projeto está sendo produzido pelos estúdios BondIt Capital Media e Ten Ten Global Media, ambos dos EUA, e Happy Moon Productions, da Bélgica.

Outro avanço da Inteligência Artificial, que está sendo muito utilizado na indústria do cinema, é uma variação do chamado deepfake. Trata-se da aplicação de IA para realizar cruzamentos de vídeos de forma a simular situações como falas e ações. De forma um pouco mais detalhada, quando utilizamos a técnica de deepfakes é possível colocar o rosto de uma pessoa no corpo de outra, com suas expressões, voz e trejeitos, conseguindo fazer com que os espectadores acreditem que aquela pessoa realmente fez o que o vídeo está mostrando. No cinema vem sendo utilizado esse recurso para compensar cenas que não foram possíveis de ser filmadas por alguma fatalidade, como a morte de atores durante a produção. 

E você? Já assistiu algum dos filmes que citamos? Gosta dessa temática no cinema? Conte para nós.