A importância de dados em modelos de Inteligência Artificial
26/05/2021

A importância de dados em modelos de Inteligência Artificial

Você já se perguntou a real importância dos dados para os modelos de Inteligência Artificial (IA)? Sem eles não é possível fazer o treinamento dos modelos, ou seja, os dados são a fonte de entrada nos algoritmos que ajudarão a obter informações úteis principalmente para modelos de aprendizado de máquina (machine learning).

E um dos desafios encontrados na IA, mais especificamente no machine learning, é saber a quantidade de dados ideal para conseguir o melhor resultado. Quanto menor a base de dados, menor o treinamento do algoritmo que resultará em baixo aproveitamento e menos precisão.

Muitos projetos de Inteligência Artificial acabam não se concretizando pela falta de dados relevantes ou pelo processo de coleta ser difícil e demorado. Mas o que fazer quando não se tem dados suficientes para o modelo de aprendizado de máquina?

Uma das soluções é encontrar bases de dados abertas. Existem muitos dados disponíveis para machine learning e várias empresas estão dispostas a distribuí-los. Formar parcerias com outras organizações para conseguir dados relevantes é uma outra alternativa benéfica para o projeto.

Outra forma é desenvolver um aplicativo em nuvem de acesso gratuito e que gere valor para clientes, onde os dados que serão coletados no aplicativo poderão ser utilizados para construir modelos de aprendizado de máquina com dados exclusivos.

Para um conjunto de dados pequeno, o ideal é que o algoritmo de machine learning seja simples e de baixa complexidade, evitando desta forma ajustes excessivos do modelo.

O uso da aprendizagem por transferência, por exemplo, que utiliza o conhecimento de uma tarefa aprendida para melhorar o desempenho em uma tarefa relacionada, e dessa forma conseguir reduzir a quantidade de dados de treinamento necessários também é uma possibilidade de solução ao baixo volume de dados. 

O que precisa ser levado em consideração é que dados coletados de fontes variadas, geralmente não estão em um formato organizado, o que acaba dificultando a utilização de imediato para o modelo machine learning. Entretanto, com o correto tratamento, dados multi-modais podem trazer grandes benefícios aos modelos.

E você sabia da importância de dados em modelos de Inteligência Artificial? Já pensou no que pode ser feito com todos os dados que sua empresa coleta e em como eles podem ajudar o seu negócio?