A tecnologia no campo: como o uso de Big Data pode ajudar na produção
23/10/2020

A tecnologia no campo: como o uso de Big Data pode ajudar na produção

Cada vez mais estamos cercados de tecnologia em nosso dia a dia e a aplicação na agricultura não poderia ser diferente. Você sabia que é possível fazer uso de Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial no agronegócio?

Com o uso de ferramentas tecnológicas no campo, além de um considerável aumento da produtividade, os agricultores conseguem alcançar a economia de recursos como, por exemplo, a água na irrigação e o ajuste das doses de fertilizantes, promovendo assim maior sustentabilidade no campo. O auxílio na tomada de decisões mais assertivas é outro dos ganhos que a modernização por meio de tecnologia pode trazer ao campo.

No que vem se chamando de agricultura digital, ou e-Agriculture, a integração das máquinas agrícolas às tecnologias proporciona aos produtores uma nova cadeia de processos, que começa no plantio e chega à mesa dos consumidores. Essas tecnologias vão desde a automação no campo para a produção, utilização de insumos, peças, até a troca de dados com centros de operação.

Além dos exemplos já mencionados, também temos a previsão meteorológica e das safras, o monitoramento da lavoura, o manejo inteligente da irrigação, o monitoramento do transporte rodoviário das cargas, entre outros.

Durante o 4º Foro de Agricultura da América do Sul em 2016, o Chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, informou que o número de usuários que acessam a internet móvel na zona rural passou de 4% para 24% entre os anos de 2008 e 2014.

Número de usuários que acessam a internet móvel na zona rural

Empresas grandes como a Basf têm investido em aplicativos para smartphones com funções que ajudam os produtores a obter informações sobre os principais problemas e soluções que atingem as lavouras.

A Bayer, outro exemplo de inovação na área, inaugurou um centro logístico em São Paulo onde é capaz de acompanhar indicadores e informações operacionais em tempo real, monitorando as operações da transportadora até o cliente, incluindo o armazenamento de insumos e o deslocamento de carga. 

Mas afinal o que é Big Data e como ela pode ser utilizada na agricultura?

A coleta de dados sempre esteve presente na rotina das lavouras, mas é preciso saber analisar os dados de forma correta para obter os melhores resultados. O termo Big Data refere-se à grande quantidade de dados estruturados e não estruturados que são gerados, e como esses dados podem ser organizados de forma a convertê-los em soluções estratégicas a fim de otimizar os negócios. Na agricultura pode ser utilizado, por exemplo, no sistema de irrigação ajudando a tomar decisões mais precisas, nos adubos, sementes, aplicação de defensivos agrícolas, onde acaba contribuindo para o aumento da produtividade com menor desperdício. 

Além desses exemplos para o uso de Big Data no agronegócio, veja abaixo uma lista com outras aplicações

  • Dados sobre a fertilidade química do solo, por meio das análises de solo;
  • Redução de desperdícios, reduzindo os custos de produção;
  • Estande de plantas, gasto de sementes e velocidade de semeadura;
  • Ações mais assertivas após interpretação dos dados;
  • Pluviosidade, temperatura e dias nublados, que ajudam na tomada de decisão para aplicação de defensivos, fertilizantes e corretivos;
  • Possibilidade de controlar tudo isso do escritório;
  • Informações sobre monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas;
  • Informações sobre consumo, aplicações de defensivos agrícolas, dados de produtividade, velocidade e perdas na colheita;
  • Aumento de produtividade com tomadas de decisão mais assertivas.

E você já pensou em usar essa tecnologia a seu favor no campo? Venha bater um papo para podermos traçar juntos uma solução para seu negócio.