Como a Inteligência Artificial pode ajudar a combater as fake news
01/11/2020

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a combater as fake news

Não somos capazes de processar o tanto de informações à qual temos sido submetidos. Só para se ter uma ideia, segundo infográfico publicado pela Go-Gulf,  em 1 minuto, 160 milhões de e-mails são enviados, 98 mil tweets são compartilhados no Twitter, 600 vídeos são enviados ao YouTube e 1.500 entradas de blog são criadas. Somente sendo uma máquina para conseguir acompanhar tudo isso.

Os profissionais de marketing estão cada vez mais empenhados em nos vender algo como se fosse a solução para algum de nossos problemas, ou como sendo um produto milagroso, mais seguro, ou que dê melhor resultado que o do concorrente. E em tempos de eleições como os atuais, além de tentarmos compreender todos esses novos “milagres”, também precisamos compreender qual político está falando a verdade e qual não está.

Credita-se a autoria do trecho a seguir ao escritor Jonathan Swift publicado em um panfleto de 1712: “costuma acontecer que, se uma mentira é endossada por uma hora que seja, ela já fez o seu papel… A falsidade voa, e a verdade vem mancando atrás dela, então quando os homens descobrem a verdade, já é tarde demais.” Ainda hoje esse trecho parece ser tão atual, pois as notícias falsas se disseminam de forma exponencial, chegando a serem compartilhadas até 6 vezes mais rápido que a verdadeira. Em outubro de 2017 o grupo Gartner emitiu um relatório informando que em 2022 consumiremos mais fake news do que notícias verdadeiras.

Existem hoje organizações que estão empenhadas em analisar e dissecar fatos e declarações feitas por políticos e figuras públicas. Como os dados continuam a se multiplicar, a capacidade dessas organizações de vasculhar e encontrar a verdade é essencial, além do fato de termos nos tornado mais imediatistas e sentirmos a necessidade de descobrir o que procuramos em tempo real.

E como a tecnologia de Inteligência Artificial pode ajudar a identificar fake news?

A melhor forma de combater as fake news é usando ferramentas automatizadas baseadas em Inteligência Artificial, as quais possuem recursos que nos ajudam a avaliar a autenticidade da notícia e classificá-la como falsa ou não. 

Com o uso de Big Data, as ferramentas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina tornaram-se mais sofisticadas e confiáveis. A empresa CVP localizada em Fairfax no estado americano da Virgínia, por exemplo, conseguiu desenvolver um detector automatizado de fake news, que pode prever rapidamente se um artigo provavelmente é uma notícia real ou falsa. 

A empresa utilizou um conjunto de dados de 7.000 artigos de notícias, dos quais 50% eram da grande mídia e os outros 50% eram de fornecedores conhecidos por produzirem fake news, e usou o Processamento de Linguagem Natural (PNL) para limpar os dados e executar tarefas como excluir palavras comuns. Em seguida, treinou vários algoritmos de aprendizado de máquina de código aberto e criou um modelo com precisão de 90% na identificação e artigos reais versus fontes falsas.

Nos últimos anos os esforços para combater as fake news estão ainda maiores, principalmente depois do ocorrido nas últimas eleições tanto nos Estado Unidos quanto aqui no Brasil. O número de pesquisas para detectar as notícias falsas e outras técnicas de adulteração de vídeos e imagens vem crescendo. Você já sabia que era possível combater fake news utilizando a Inteligência Artificial? A tecnologia de Inteligência Artificial também pode ser aplicada ao seu negócio, ficou interessado? Nos chame para conversarmos sobre seu projeto.