Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao RH
05/09/2022

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao RH

O uso de Inteligência Artificial em diversos setores das empresas já é uma realidade e não seria diferente com o departamento de Recursos Humanos (RH). Muitas ferramentas de IA têm ajudado a otimizar seus processos.

Hoje já existem softwares capazes de encontrar padrões de comportamentos de seus colaboradores ao cruzarem dados e permitirem análises imprescindíveis nos processos de RH, como por exemplo identificar quando é necessário que o funcionário faça um treinamento. Além desse exemplo, quais são os outros processos em que a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao RH?

Engenharia de cargos 

Através da análise de dados pela IA associada à engenharia de cargos, que é a descrição detalhada e completa das atividades, é possível encontrar entre os colaboradores de sua empresa, ou novos candidatos à vaga, quem se adequa melhor ao cargo.

Clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional costumam gerar um volume alto de dados para serem analisados e a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial nesse processo ajudam a obter relatórios e resultados para uma melhor tomada de decisão e quais ações específicas devem ser executadas para o engajamento dos colaboradores.

Recrutamento e seleção

É provável que já tenha ouvido falar no processo de recrutamento e seleção ser feito por softwares e ferramentas de IA. Nessa etapa é utilizada na análise de currículos dos candidatos com o cruzamento das informações da vaga, dessa forma é possível identificar qual aspirante melhor se enquadra nas competências necessárias à vaga. Sem contar que o processo de recrutamento e seleção acaba por ser mais assertivo, dessa forma reduzindo seu custo e tempo.

Equidade na remuneração

Também através da análise de dados é possível avaliar a equidade de remuneração. Identificar se os funcionários estão recebendo benefícios e salários compatíveis com suas reais atribuições e fazer as adequações necessárias.

A aplicação de Inteligência Artificial no departamento de Recursos Humanos, além desses pontos levantados, também vai ajudar a sua empresa a obter melhores insights de como atrair e reter os melhores talentos através da análise volumétrica de dados.

Ficou interessado? Vamos conversar e começar a inovar em sua empresa? A Inovia possui mais de 13 anos de experiência e está pronta para te ajudar e obter os melhores resultados e otimizar seus processos através do uso de Inteligência Artificial!