Como machine learning está sendo aplicado em fintechs?
14/02/2022

Como machine learning está sendo aplicado em fintechs?

Machine learning (aprendizado de máquina) é o termo utilizado para quando as máquinas têm a capacidade de aprender a partir de um banco de dados, sozinhas. A Inteligência Artificial consegue identificar padrões de comportamento desses dados que a partir disso tem a possibilidade de executar uma tarefa sem intervenção humana.

Já as fintechs são empresas que através do uso da tecnologia proporcionam soluções inovadoras para produtos e serviços do mercado financeiro. Tais empresas viram no uso de machine learning benefícios para processos mais eficientes, melhores produtos e serviços para seus clientes e análises financeiras mais precisas. E como está sendo aplicado na prática?

Na prevenção de fraudes

À medida que a tecnologia avança, as fraudes também vão ficando cada vez mais sofisticadas e o uso de machine learning ajuda a evitar transações fraudulentas de forma que consegue analisar uma quantidade enorme de dados e prever comportamentos. Ou seja, com isso é possível analisar os dados de forma rápida e agir em tempo real ao encontrar um processo que “foge” ao padrão.

No suporte ao cliente

Aprimorar o atendimento ao cliente de forma que seja cada vez mais personalizado trazendo soluções, segurança e uma melhor experiência. Proporciona a análise de dados que ajudam na tomada de decisão, identificando o perfil financeiro do cliente e direcionando o melhor produto/serviço para ele. Faz com que sua empresa se aproxime cada vez mais de seu cliente.

No uso de chatbots

O uso de chatbots tem sido cada vez mais corriqueiro, principalmente porque seu atendimento tem se tornado mais “humanizado” e mais acessível, através do uso de ferramentas de processamento de linguagem natural. A utilização de chatbots pelas fintechs proporciona redução de custos com funcionários e aumento na produtividade, visto que o tempo de resposta de um chatbot se torna cada vez mais rápido à medida que seu aprendizado de máquina aumenta. Ou seja, a cada interação do cliente com o chatbot ele acaba por aumentar seu banco de dados e torná-lo mais sofisticado.

Em previsões de tendências

Através dos algoritmos de machine learning, como falamos anteriormente, é possível coletar e analisar uma quantidade enorme de dados em menor tempo e isso possibilita a previsão de tendências no mercado financeiro. Além é claro de proporcionar, através da análise de perfil do cliente, produtos e serviços que se adequem ao seu perfil financeiro. Ou seja, para a fintech isso significa melhora nas vendas e otimização do uso de recursos.

Através do uso de machine learning por fintechs e bancos vêm aumentando e proporcionando cada vez mais um melhor atendimento ao cliente que vai desde a análise e indicação de produtos e serviços de acordo com seu perfil até o suporte personalizado e prevenção de fraudes. 

E você, já pensou em ter uma solução baseada no machine learning em sua empresa para a otimização de negócios e tomadas de decisão? Vamos conversar! A Inovia pode te ajudar a tirar essa ideia do papel e colocá-la em prática!