Como o Sensoriamento Remoto aliado a Inteligência Artificial pode ajudar o seu negócio
03/01/2021

Como o Sensoriamento Remoto aliado a Inteligência Artificial pode ajudar o seu negócio

A técnica de obtenção de informação através de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra sem que haja qualquer contato físico com o mesmo, é denominado Sensoriamento Remoto. Através de radiação eletromagnética gerada por fontes naturais – sensor passivo – como o Sol, ou de fontes artificiais – sensor ativo – como o radar, são obtidas informações por meio de imagens, hoje em dia sendo mais comum a obtenção através de sensores ópticos orbitais localizados nos satélites.

Alguns dos dados que podem ser coletados através do Sensoriamento Remoto são: 

  • Temperatura da Atmosfera;

  • Precipitação;

  • Distribuição e Tipos de Nuvens;

  • Concentração de Gases (ex. Vapor D’água; CO2; Ozônio);

  • Topografia;

  • Temperatura do Solo;

  • Tipo de Vegetação;

  • Uso do Solo.

As informações tornam-se uma imagem digital para facilitar a manipulação e análise por meio da Inteligência Artificial (IA), podendo ser utilizada em diversas áreas: mapeamento e atualização cartográficos, produção de dados meteorológicos, avaliação de impactos ambientais e agronegócio, dentre outros.

Aplicação do uso do Sensoriamento Remoto e IA

Um exemplo atual de uso foi feito pela empresa Hex Tecnologias Geoespaciais ao mapear e investigar o foco do vazamento de petróleo que atingiu a costa brasileira em 2019. A empresa utilizou algoritmos de Machine Learning, Inteligência Artificial, Processamento de Imagens, aplicados à imagens de satélite para identificar manchas de óleo no mar.

“Nos interessamos por esse tema e começamos a fazer essa investigação. Usamos diversos tipos de imagens provenientes de satélites ópticos e de radar. Fomos montando um exercício dia a dia para o passado, até que nos deparamos com a mancha, o ponto zero”, informou Leonardo Barros, diretor-executivo da empresa.

Os estudos da Hex foram entregues para a Polícia Federal que no dia 1º de novembro de 2019 deflagrou a Operação Mácula, em que investiga os responsáveis pelo vazamento. A operação segue em sigilo.

Fica fácil perceber que o Sensoriamento Remoto aliado a Inteligência Artificial podem ser aplicados em diversos setores, desde o uso para estudos meteorológicos até para auxiliar em investigações de acidentes ambientais.

E você já pensou em utilizar essa técnica em seu negócio? Vamos conversar e encontrar a melhor forma de aplicação para sua empresa.