IA uma ferramenta para o meio jurídico
07/06/2021

IA uma ferramenta para o meio jurídico

A Inteligência Artificial está sendo utilizada como uma ferramenta para o meio jurídico e pode ser aplicada ao seu negócio. Entenda!

Você já parou para pensar que com o avanço das tecnologias e da Inteligência Artificial  (IA), está sendo possível a sua aplicação na maioria dos setores? Com o jurídico não seria diferente!

Hoje já existem programas que através do machine learning conseguem simular o raciocínio de um advogado ou outro profissional do Direito, auxiliando nas tomadas de decisões. Softwares desse tipo ajudam a tornar o trabalho de advogados mais rápido, eficiente, simples e organizado.

Com o processamento rápido de dados através de big data, é possível extrair informações relevantes para os processos, estratégias e decisões de defesa ou acusação, isso tudo associado à IA possibilita na tomada de decisões, exposição de correlações ou incongruências e apontamentos de riscos para os casos.

A Inteligência Artificial (IA) sendo uma ferramenta para o meio jurídico permite melhora na qualidade dos serviços prestados com a redução de falhas nas análises feitas, assim resultando em mais justiça para todos os envolvidos. A aplicação pode ser realizada das seguintes formas:

  • Análise de diligências: pode ser usada para a revisão de contratos, pesquisas jurídicas e descobertas eletrônicas;

  • Tecnologia de previsão: através de um software a IA possibilita a previsão de resultados de litígios;

  • Análise jurídica: permite que os advogados utilizem dados de jurisprudência anteriores, taxas de perdas e ganhos, histórico de juízes para prever tendências e padrões; 

  • Automação de documentos: através de modelos de softwares é possível criar documentos preenchidos com base na entrada de dados;

  • Propriedade intelectual: ferramentas de Inteligência Artificial auxiliam advogados nas análises de grandes portfólios;

  • Faturamento eletrônico: possibilita que os honorários dos advogados sejam calculados automaticamente;

Podemos destacar a Estônia, por exemplo, que está desenvolvendo um “robô juiz” para analisar as pequenas causas e disputas legais mais simples. Com isso, o governo espera que a tecnologia consiga diminuir a quantidade de processos para juízes e funcionários do judiciário. Você deve estar se perguntando como seria possível, certo? As duas partes envolvidas no caso enviariam os documentos relevantes e a Inteligência Artificial processaria os dados e tomaria a decisão, que posteriormente pode ser revista por um juiz humano, caso necessário. O projeto ainda está em fase inicial e, segundo o diretor do escritório de dados do governo, Ott Velsberg, os algoritmos deverão ser ajustados de acordo com os feedbacks de advogados e juízes.

A IA pode ser aplicada no meio jurídico tanto em escritórios de advocacia, no empreendedorismo jurídico, como em instituições legais. Nós já temos alguns casos aqui no Brasil em que está sendo utilizada, por exemplo a parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou no sistema chamado Victor, que tem como principal objetivo ler todos os recursos que chegam à corte e auxiliar na organização das ações. Já a Inteligência Artificial da IBM, o Ross, é capaz de fazer registro de petições, criação de documentos e pesquisa legal.


E você, já pensou em utilizar IA aplicada ao seu negócio? Nós podemos te ajudar com uma ferramenta para auxiliar sua empresa.