Inteligência Artificial aplicada a cadeia Logística
15/03/2021

Inteligência Artificial aplicada a cadeia Logística

A Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada em vários negócios e o setor logístico não poderia ser diferente. Com a IA muitas tarefas podem ser automatizadas e processos podem ser otimizados, dessa forma aumentando a performance e melhorando os resultados finais.

A logística possui diversas etapas e algumas delas são: organização de coleta e entrega de produtos, manutenção do estoque, planejamento dos materiais a serem distribuídos, rota dos caminhões, separação dos produtos no estoque, conferência.

E como a Inteligência Artificial pode ser aplicada no setor?

Podemos começar com a otimização de processos de armazenagem, em que a IA possibilita a criação de procedimentos e protocolos que garantem maior eficiência e segurança. Por meio dela é possível elaborar uma estratégia de armazenagem que irá facilitar o trabalho da equipe.

Matthias Heutger, vice-presidente sênior e chefe global de Inovação da DHL, ressalta que “As atuais condições tecnológicas, de negócios e sociais atuais favorecem uma mudança de paradigma para operações logísticas proativas e preditivas mais do que em qualquer outra época da história”. Dessa forma é possível ter insights para a melhoria e otimização dos processos. Um exemplo disso é utilizar o reconhecimento de imagem para identificar as condições das mercadorias desde a saída do armazém até a entrega efetiva.

Também é possível melhorar o processo de transporte dos produtos, otimizando as cargas, o trajeto do caminhão e até mesmo o monitoramento das mercadorias. Os programas ajudam a traçar as melhores rotas para as entregas dos produtos economizando tempo e prevendo novos itinerários em tempo real caso necessário. É possível informar ao cliente sobre o prazo de entrega com maior eficácia.

Existe no mercado softwares de gerenciamento do armazém que possibilitam rastrear o produto internamente, diminuindo os riscos de divergência de estoque. O programa registra todos os movimentos e organiza os deslocamentos das mercadorias dentro do armazém, dessa forma, o processo de inventário pode levar menos tempo e isso significa menos horas ou dias de armazém parado.

Com o uso da IA associada ao Big Data é possível fazer a previsão de tendência de consumo, cruzando as informações de histórico de vendas, redes sociais e outras fontes, auxiliando nas tomadas de decisões. O sistema é capaz de prever o comportamento da demanda e dessa forma minimizar problemas como a falta de estoque da mercadoria ou o desperdício de recursos e se atrelado o sistema à cadeia de suprimentos, ainda é possível ajustar as demandas de aquisição.

A tecnologia da Inteligência Artificial em carros autônomos para fazer entregas já é uma realidade nos Estados Unidos. A Tesla, empresa automotiva fabricante de carros elétricos, é capaz de circular por vias americanas sem a intervenção humana para fazer entregas de produtos a curtas distâncias.

Como vimos a IA aplicada a logística traz vantagens enormes para toda a cadeia do setor. Com ela as empresas conseguem ter um processo proativo em que é possível prever comportamentos de demanda, melhorando e aumentando tanto a eficiência quanto a rentabilidade.

Você sabia que era possível aplicar Inteligência Artificial na logística? Tem algum processo em seu negócio que podemos ajudar a melhorar a performance?