Inteligência Artificial e o Setor de Estética
04/11/2022

Inteligência Artificial e o Setor de Estética

A estética e a tecnologia andam juntas e não é de hoje. Com o avanço tecnológico o setor vem se beneficiando cada vez mais, principalmente ao adotar o uso de Inteligência Artificial.

Sendo um dos setores que mais cresce no Brasil, para se ter uma ideia, entre janeiro e março de 2022, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou um aumento de 6,5% em comparação ao mesmo período de 2021.

IA e Dermatologia

Já existe no mercado o mapeamento digital da pele através de imagem em alta resolução, com qualidade de estúdio, em que é possível realizar a detecção automática e profunda do rosto e corpo do paciente para que seja feito o acompanhamento da evolução de lesões na pele, melanomas e hiperpigmentação.

Em maio de 2021, o Google anunciou que em breve fará o lançamento do aplicativo chamado Derm Assist, que tem como objetivo detectar problemas de pele através do uso da câmera do celular em que capta uma imagem da pele e com ferramentas de Inteligência Artificial, pesquisa em seu banco de dados uma correspondência. Após a análise é apresentado um resultado e a sua taxa de precisão é de até 97%.

Uso de IA em clínicas de estética

As ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas como suporte e auxiliar nas tomadas de decisão mais rápidas e precisas. A Inteligência Artificial possibilita identificar as mudanças de padrões com antecedência, permitindo assim, o início de um tratamento precoce.

Um dos benefícios proporcionados ao paciente pelo uso da tecnologia está no atendimento e  avaliação personalizada, em que através da coleta de inúmeros dados, os quais podem ser posteriormente analisados pelas ferramentas de IA possibilitando a indicação de tratamentos mais eficazes, exames aprofundados das características da pele e até mesmo a prescrição mais assertiva de produtos dermocosméticos, adequados à cada paciente.

O uso da Inteligência Artificial em clínicas de estética pode garantir maior eficiência no tratamento, otimizando e personalizando as avaliações, auxiliando em diagnósticos mais assertivos e nas tomadas de decisão para possibilitar o início de tratamentos precocemente. 

Com a inovação, a gestão da clínica de estética torna-se ainda mais eficiente e, através da coleta de dados é possível a emissão de relatórios gerenciais e identificação de padrões com maior facilidade. A clínica consegue proporcionar uma melhor experiência aos seus pacientes ao oferecer o atendimento personalizado.

E você sabia que pode oferecer um atendimento diferenciado para seus clientes com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial? Vem conversar com a gente, a Inovia possui mais de 13 anos de experiência e vamos te ajudar a tirar o plano do papel!