Como usar a Inteligência Artificial para além da interação com o cliente?
24/06/2022

Como usar a Inteligência Artificial para além da interação com o cliente?

Segundo a Pesquisa de Prontidão Digital 2021 feita pela ManageEngine, 86% das organizações aumentaram o uso de Inteligência Artificial (IA) nos últimos dois anos. O estudo foi realizado com executivos qualificados e profissionais de tecnologia sobre o impacto da pandemia do COVID-19 no trabalho remoto, que acabou por transformar a forma como as organizações funcionam.

As empresas precisaram adotar o uso da nuvem, estratégias de segurança em TI e, com o aumento dos dados gerados e sua aplicação em diversos processos de negócios, o uso de tecnologias analíticas e baseadas em IA

Em geral, soluções de Inteligência Artificial nas empresas são aplicadas na interação com os clientes, como descrevemos em nossos artigos Como o e-commerce vem utilizando a Inteligência Artificial e Inteligência Artificial e seu uso no Suporte ao Cliente, em que a IA é utilizada principalmente em chatbots, na análise de comentários de clientes, mecanismos de recomendação baseados em históricos de comportamentos, entre outros. Mas as ferramentas de Inteligência Artificial podem ir muito além. Confira! 

Área de TI interna

Pode ser aplicada para a gestão de ativos digitais, otimização no direcionamento de chamados para o service desk e, principalmente, na automatização de tarefas recorrentes. Dessa forma as equipes conseguem se concentrar em tarefas mais críticas onde é necessário o raciocínio humano.

Departamento jurídico

A IA pode ser utilizada para garantir que processos e fluxos de trabalho estejam de acordo com as obrigações legais. Também para a revisão de contratos, pesquisas jurídicas, automação de documentos, o que acaba por tornar o departamento mais produtivo e eficaz.

Cadeia de suprimentos

Com a automação de determinados processos na cadeia de suprimentos através da IA, temos a garantia de mais segurança e eficiência. Alguns exemplos são a aplicação de IA na otimização do reabastecimento de insumos para o cumprimento de prazos, na utilização de drones de inventário, no processo de transporte com a otimização de cargas, trajetos e monitoramento das cargas e até no uso de carrinhos de armazém sem motorista.

Recrutamento de talentos

A utilização de Inteligência Artificial pelo departamento de Recursos Humanos já é realidade em algumas empresas. Principalmente para automatizar processos de triagem de currículos, entrar em contato com candidatos e agendar entrevistas. Com o uso da ferramenta o departamento acaba por economizar tempo nas análises de currículos para encontrar o talento que melhor se adequa à vaga.

Estas são algumas das áreas que IA pode ser aplicada, porém existem muitas outras que podem ter seus processos otimizados e pensando nisso, a Inovia desenvolveu o AgilDO que além de ser baseado em IA também utiliza o Processamento de Linguagem Natural para a extração automática de informações de interesse a partir de documentos de texto. Através de um conjunto de informações definidas pelo cliente, o AgilDO extrai de documentos tais informações e as transforma em dados estruturados para que possa ser inserido em bancos de dados, planilha do excel e dashboards.

Ficou interessado em conhecer melhor nossa solução? Vamos conversar sobre como o AgilDO pode ser utilizado em sua empresa!